terça-feira, 29 de março de 2011

Açucar, ou adoçante? telomerase, por favor!

A ciência é de facto uma coisa fantástica. Sempre que tenho conhecimento das suas evoluções, fico com pena de a vida não me ter permitido “Por a mão na massa”. Quem sabe um dia…
O que é certo é que o elixir da juventude está mais próximo do que sabemos e, se calhar quando digo que vou ser a velha mais enxuta do planeta, não será de todo absurdo.
Quem acompanhou a “Grande Reportagem” da SIC este fim-de-semana saberá do que irei falar. Segundo a mesma, em 2010, uma universidade de Boston conseguiu rejuvenescer Ratos. E o segredo chama-se telómeros. Se queres ser novo, não deixes que “te encurtem” o telómero, literalmente!
O Genoma humano, como o nome indica, é o conjunto dos nossos genes. Cada gene é constituído por 23 pares de cromossomas, sendo 22 pares rigorosamente iguais e, o par 23 diferente, pois trata-se do par sexual: ora temos menina (XX), ora temos menino (XY).
Cada cromossoma tem uma cauda que se chama telómero (cá  está), que vai encurtando de tamanho desde a infância, até à velhice, tendo dois grandes picos: aos 35 e aos 50 anos (apartir de Junho, vou me lixar!)
Este descoberta, é recentíssima e como a Universidade referida testou nos ratos, fazendo crescer o telómero dos cromossomas, os ratos rejuvenesceram. O segredo está na telomerase, enzima que desenvolve os telómeros. (Afinal não me lixo, porque se ainda tenho dentes de leite, devo ter telomerase aos molhes para dar e vender!!)
E isto tudo para dizer, que estamos perante uma das maiores descobertas de sempre. E apesar do que possam pensar, não falo de retrocesso de rugas e pele fina como nos bébés. Falo de órgãos! No dia que a ciência conseguir rejuvenescer os nossos órgãos, parte dos cancros existentes e outras maleitas serão dissipados. O Futuro está a chegar!
O mundo é uma máquina económica e a indústria de cosmética terá de se fazer render. A seguir aos ratos, será a vez do porco, mas lá chegaremos. Até lá, curtam à brava! Poupem o fígado, protejam-se do sol. Tenham filhos aos molhos e netos aos pontapés. Não deixem para amanhã o que podem fazer hoje. E se duramos até lá, quem sabe se não voltamos atrás e vivemos tudo outra vez !!!!

PS- Com ou sem telomerase, existirão sempre belezas imortalizadas...!

PDO

Sem comentários:

Enviar um comentário